18 de out. de 2023
Dicas de planejamento para ecommerces
O ecommerce é um setor que apresenta um crescimento contínuo e considerável ao longo dos anos. Porém, juntamente com o desenvolvimento do comércio eletrônico, o número de concorrentes aumentou significativamente.
Diante disso podemos concluir que apenas as empresas mais bem posicionadas conseguiram se consolidar neste mercado, é fundamental dedicar recursos e o tempo adequeado para o planejamento do ecommerce do negócio
Para ter um bom processo de desenvolvimentos, manutenção e acompanhamento do equilíbrio entre as metas da empresa e o mercado externo é indispensável ter um planejamento com objetivos claros e bem definidos.
Preparamos este artigo para te ajudar a levar o seu negócio à frente da concorrência, aproveite!
O seu planejamento deve conter alguma estruturas básicas, atualmente existem diversos modelos de planos de negócios para o ecommerce que podem ser adaptados para as necessidades da sua empresa, neste documento as principais variáveis da empresa são dispostas de maneira organizada.
As estruturas que devem estar apresentadas no seu planejamento estratégico são:
Análise do Produto: definição e análise da mercadoria que será ofertada ao mercado, quais os principais diferenciais do seu produto?
Análise de Mercado: Qual é seu público alvo, qual é seu cliente ideal? Quais são os seus concorrentes? Quais as tendências de mercado?
Planejamento de marketing: Quais serão as ferramentas e as estratégias utilizadas pela sua equipe para apresentar seus produtos da melhor maneira para o público.
Planejamento Financeiro: Origem e aplicação dos recursos necessários para a viabilização do negócio.
Cronograma e Metas: Os objetivos a serem alcançados e a programação para chegar até lá.
Um e-commerce de sucesso começa com um bom planejamento. É essencial que tenha um plano de atuação para garantir que o projeto tenha foco e que os recursos sejam aplicados da melhor maneira possível.
Defina as prioridades para seu ecommerce
O primeiro passo do bom planejamento é a definição de prioridades, os objetivos principais devem ser listados. Nesta listagem devem ser destacadas as melhorias que irão gerar reconhecimento da empresa para o mercado
Analise os dados
A cultura Data Driven é uma realidade trazida ela indústria 4.0. Após contemplar os recursos essenciais para o andamento do negócio, como por exemplo: recursos financeiros, materiais, pessoas e tecnologia, é preciso desigar os responsáveis, definir prazos e estabelecer resultados desejados e quais as atividades a serem concluídas.
Com essa quantidade de dados, é possível acompanhar a execução das atividades da maneira correta, o que ajuda na desempenho do seu ecommerce, evita erros e consequentemente aperfeiçoa todo o seu negócio. Para centralização destas informações, se faz necessário a adoção de um ERP para auxiliar na análise e visualização destes dados.
Tenha os pés no chão
Todos os objetivos e metas definidos devem estar alinhados com a realidade da empresa, antes de vender um produto, é necessário avaliar a demanda do mercado, o mundo virtual é muito concorrido, se você destina recursos a uma linha de produtos que não são rentáveis, você já perdeu a oportunidade de disponibilizar um produto campeão de vendas
O que evitar?
Evite focar apenas em produtos
Ao pensar no planejamento do comércio eletrônico, muitos focam apenas no produto que será vendido na internet.
Primeiramente, é muito importante lembrar que os usuários da internet não tem interesse nos produtos especificamente, o que os internautas procuram são soluções para as “dores” que eles sentem, então essa comunicação, de como seu produto soluciona a dor do consumidor deve estar clara.
Qualquer mercadoria que sua empresa for vender online deve ser tratada como uma ideia, uma solução, não somente um simples produto.
É fundamental que sua equipe desenvolva estratégias, conteúdos, procure engajar o público, no mundo virtual é preciso sair da zona de conforto e procurar entender o comportamento do seu consumidor.
Ecommerce não é somente uma vitrine de produtos
No começo de todo ecommerce, existe uma dificuldade em receber o primeiro pedido, devido ao baixo fluxo de usuários entre outros fatores, um dos grandes erros dos gestores de ecommerce é achar que as vendas virão de maneira tão simples
Sendo assim, é indispensável planejar e criar campanhas, atrair clientes e gerar leads. As ativades rotineiras devem aproximar a empresa de uma melhor rentabilidade e não somente apresentar a mercadoria como uma vitrine.
Divulgação errada
Quanto mais pessoas visitarem sua loja online, maiores são suas chances de venda.
Por conta disso, aumentar o tráfego do seu comércio virtual é fundamental, e deve ser um dos principais objetivos do time. A maneira mais eficaz de promover seu ecommerce é investindo em marketing.
Realize estudos sobre a persona, ou seja, o cliente ideal dos produtos comercializados pela sua empresa, para fazer anúncios é preciso saber para quem os anúncios serão destinados e como se comunicar da forma mais atrativa com essas pessoas.
A falta da análise de persona é um dos principais erros que faz com que muitos anúncios atraem cliques curiosos, que não geram resultados para as vendas, pelo contrário, o retorno acaba ficando menor que o investimento, o que é totalmente inviável.
Quais ferramentas usar?
Separamos alguns métodos essenciais para colocar seu planejamento digital em funcionamento, confira:
Análise SWOT
Para criar um diagnóstico da sua loja e fazer o planejamento estratégico, a análise SWOT é muito eficiente, pois ela ajuda a aprofundar o conhecimento sobre o negócio e ter uma análise da situação externa no qual seu ecommerce está participando, este tipo de análise é recomendada para as empresas de todos os portes.
É muito eficaz, pois nos oferece uma ánalise dos pontos fracos e dos pontos fortes, mapeia as oportunidades e ameaças de um negócio. Com o SWOT é possível organizar um plano para reduzir os danos e aumentar as chances de sucesso da sua loja online
Saiba mais sobre a análise SWOT aqui!
Análise 360° das oportunidades de negócio
Esta ferramenta é ideal para transformar ideias em negócio realmente lucrativos, pois ela verifica a viabilidade da sua ideia. Também traz a reflexão sobre a clareza da vantagem oferecida para o consumidor, ou seja, se o cliente está vendo a vantagem em comprar seu produto ou serviço, e faz o gestor pensar no potencial de rentabilidade da oferta e a recepção do mercado.
A Análise 360° é extremamente indicada para as empresas que querem avaliar qual das propostas representa a melhor oportunidade de negócio.
Além disso, é importante não se esquecer também do seu planejamento financeiro e e inventário de estoque. A ruptura de estoque, ou seja, venda de unidades não disponíveis, é um dos principais fatores de reclamações e perdas de credibilidades em ecommerces e marketplaces. Por conta disso, sempre recomendamos a utilização de um ERP robusto como o Sankhya.
Podemos concluir que é de extrema importância realizar um bom planejamento do e-commerce para obter sucesso neste segmento. Seguindo estas dicas você melhora suas probabilidades de vender mais e rentabilidade neste mercado tão promisso