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5 Motivos para sua indústria investir no ecommerce B2B

Motivos para a Insústria investir no ecommerce B2B

O período de 2020 a 2022 foi marcado por uma transformação digital acelerada e pelo grande desenvolvimento do ecommerce B2B. O número de usuários do comércio digital em todo mundo excedeu a marca de 3 bilhões, conforme o relatório do Statista, isso ocorreu principalmente devido a pandemia.
Isso afetou diretamente nas vendas de empresas para empresas. De acordo com os dados apresentados pelo McKinsey&Company, a participação do B2B no ecommerce brasileiro cresceu 62% após a o covid-19.

 1 – Controle de pedidos e diversidade de pagamento

Empresas que geram um alto faturamento encontram empecilhos no momento de receber a confirmação dos pagamentos e, através de um comércio eletrônico, sua indústria obtém uma maior agilidade, flexibilidade e viabilidade nas negociações, seja com os fornecedores ou com os clientes.

Com a ampliação dos meios de pagamento, é possível escolher qual o método que melhor atende às particularidades de cada negócio.

Em um ERP como o Sankhya, é possível incluir tabelas de preços para seus produtos e canais de venda além da possibilidade de diversas formar de pagamento através do Portal do Cliente, o usuário também consegue guardar os dados ou comprar novamente a partir de um pedido realizado anteriormente.

Todos esses recursos auxiliam na conversão do seu ecommerce.

2 – Centralização do contato com o cliente

Um ecommerce B2B promove uma comunicação otimizada, transparente e direta com os clientes da indústria.

Por meio de canais digitais, é possível corrigir números de pedidos, quantidade de itens de maneira simples e prática, algumas ferramentas já disponibilizam um botão no site que direciona o usuário a um meio de contato com a empresa.

O relacionamento humano sempre vai existir e ser essencial em qualquer modelo de negócio, mas, disponibilizar um canal digital para seu cliente passa mais confiança sobre os valores ofertados.

Isso viabiliza um atendimento ágil e personalizado, o contato com os clientes é feito remotamente, permitindo uma comunicação mais fluida e objetiva.

A consequência desses fatores é a fidelização de um cliente corporativo, elemento fundamental para manter as metas de faturamento da indústria, pois são estes cliente que compram os produtos em larga escala e com certa periodicidade.

Muitas empresas utilizam a estratégia de multicanais de atendimento, onde muitas vezes, o preço ofertado no ecommerce serve como âncora em negociações.

3 – Facilidade nas negociações

No meio digital, as empresas passam a negociar produtos de maneira otimizada, através da plataforma. Isso simplifica o processo de entrada dos pedidos, tornando possível a ampliação da carteira e por consequência, o número de vendas.

A partir do relatório da consultoria Híbrido, em colaboração de grande empresas como: Google e L’Oreal Brasil, é possível concluir que 36,5% das formas de relacionamento entre as empresas, ocorrem através do B2B.

A expectativa é de que as interações de vendas B2B sejam conduzidas principalmente por meio de canais digitais e o valor do ecommerce de empresas para empresas, pule de U$18.400 trilhões (final de 2021) para cerca de U$22.172 trilhões em 2022, conforme dados da Statista.

4 – Campanhas em datas sazonais ou comemorativas

Neste modelo de vendas B2B é possível prever a necessidade de compra do seu cliente, antes mesmo de ser feito o orçamento.

O ecommerce B2B permite a realização de campanhas em datas comemorativas durante o ano comercial, desta maneira, sua indústria poderá prever vendas e faturamentos anuais, e fazer investimentos planejados.

Estas campanhas podem ter diversos objetivos, como: Black Friday, Frete Grátis, Páscoa, Natal, entre outros, fortalecendo o relacionamento com o seu cliente, devido as oportunidades de oferecer descontos e promoções.

5 – Melhor aproveitamento do tempo

Depois que seu ecommerce for criado, não é necessário dedicar muito esforço para gerencia-lo, pois todo o processo de pedidos e pagamentos dos clientes é realizado online

Isso oferece a equipe um maior prazo para definir os produtos que serão vendidos, as ofertas que serão lançadas e permite monitorar o sucesso das vendas, também é mais simples perceber os produtos que mais estão sendo vendidos

A visibilidade do seu produto que é criada por um comércio online permite que sua empresa venda a qualquer hora do dia.

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