16 de set. de 2022
8 pontos para ter um ecommerce B2B de sucesso
No Brasil, o setor de vendas online (ecommerces) se desenvolve e cresce a cada dia, isso acontece devido a comodidade (em algumas casos, uma necessidade) de não precisar arcar com um espaço físico, além dos gastos de manutenção serem reduzidos e ter a disponibilidade de uma loja online 24 horas por dia vendendo por você.
No mercado B2B é comum os responsáveis pelas compras terem tempo para realizar orçamentos somente após o horário comercial, ou, em momentos em que seu setor de vendas está ocupado com outras demandas como por exemplo, fechamento dos pedidos.
Algumas ferramentas solucionam este obstáculo e seus clientes podem realizar orçamento a qualquer momento do dia, esta praticidade será o motivo de escolherem comprar da sua empresa em muitos dos casos.
No ano passado, as vendas online alcançaram um valor de mais de R$ 161 bilhões apenas no Brasil, e está previsto um crescimento de mais de 10% para este ano.
Para seu ecommerce progredir é necessário realizar um planejamento e ter toda a estrutura que viabilize sua loja virtual, caso seu site não ofereça uma experiência prática, onde o usuário encontra as informações em poucos cliques, é provável que o ele não irá escolher sua empresa no momento de realizar a compra.
Preparamos algumas dicas para as empresas que estão começando a montar seu negócio virtual
Contato com cliente
É essencial o contato com o cliente pós compra, pois um dos grandes motivos que fazem os clientes não comprarem mais em lojas virtuais é justamente a dificuldade de contato com a empresa, se possível, disponibilize um chat.
Planejamento do seu ecommerce
Realize com cautela um planejamento do seu novo empreendimento, defina a missão, o objetivo e os valores da mesma maneira que é feito em uma empresa física.
Redes Sociais
A presença da sua loja virtual em redes sociais, como Linkedin, Instagram e Facebook é quase uma obrigação nos dias de hoje. Claro que é muito importante entender onde seu público se encontra, em casos de ecommerces B2B, o Linkedin é o canal que deverá conter a maior parte de seus conteúdos.
Este contato direto com seu consumidor possibilita uma velocidade na divulgação de campanhas e promoções, além do fortalecimento da marca da sua empresa.
Meios de Pagamento para seus clientes
Disponibilize diversas meio de pagamento para seu cliente, uma variedade de opções e formas de pagar deixa seu cliente mais suscetível a realizar compras, além de mostrar credibilidade.
Apontamento dos custos
Defina os custos de criar um ecommerce B2B, como a montagem e programação do site, a manutenção, as ferramentas que serão contratadas para seu negócio digital.
Também é necessário visualizar os custos com estoque e despesas da logística, dependendo do meio de entrega usada e como todos estes gastos serão custeados.
Atualize seu ecommerce
Mantenha seu site atualizado com promoções e novidades, para seu cliente não perder o interesse, isso pode ser feito através de banner em datas específicas, campanhas de produtos específicos, entre outros.
Marketplaces
Além do seu próprio ecommerce, é muito importante a presença da sua empresa nos marketplaces, são sites consolidados com um fluxo enorme de visitantes. São neles que as pessoas irão conhecer seu produto, as que gostarem terão poucas objeções, devido a credibilidade que estas lojas virtuais possuem
Mobile
A maior parte das compras online são feita através dos celulares, tenha uma versão responsiva ou até mesmo um aplicativo para seus clientes comprarem através do smartphone.