27 de jun. de 2024
Área do lojista: o que é e como criar uma
Você já ouviu seus clientes pedindo por uma "área do lojista", ou um "portal do cliente"? Esses são alguns dos nomes dados a um ecommerce B2B, projetado para facilitar a vida dos clientes, permitindo que eles realizem pedidos, acompanhem o status das compras, acessem informações financeiras e até criem campanhas de marketing B2B. Este espaço digital é uma ferramenta essencial para empresas que desejam centralizar e otimizar seus processos de vendas.
O que é a área do lojista?
Esse termo normalmente é utilizado para designar um portal onde os clientes de um fornecedor, seja ele uma indústria, importadora ou distribuidora, podem interagir com a empresa. A área do lojista funciona como um escritório de atendimento virtual disponível 24/7, repleto de funcionalidades que facilitam a gestão de vendas e a interação com clientes. Neste portal B2B, lojistas podem gerenciar seus pedidos, verificar documentos financeiros e promover campanhas de marketing, tudo de maneira autônoma.
Por que ter uma área do lojista?
Implementar uma área do lojista traz inúmeros benefícios, tais como:
Autonomia para o cliente: Eles podem realizar pedidos e acompanhar o status de maneira independente, no momento que eles quiserem.
Transparência: Todas as transações, regras de negociação e informações financeiras ficam acessíveis e organizadas.
Eficiência: Reduz erros e retrabalho, centralizando todos os dados em um único sistema.
Fidelização: Clientes que têm acesso a informações claras e podem gerenciar suas compras tendem a ser mais fiéis.
Dados: Com um portal do cliente você consegue controlar informações do comportamento de compra desse cliente e pode utilizá-las para aumentar o seu ticket médio.
Como criar uma área do lojista
Para criar uma área do lojista eficiente, siga os passos abaixo:
1. Escolha a plataforma certa
É fundamental escolher uma plataforma robusta e confiável, especialista no B2B. Plataformas que também atendem o mercado B2C normalmente não conseguem ter o mesmo grau de personalização de plataformas especialistas em regras de negócios de atacados, indústrias e distribuidoras. A Zydon, por exemplo, oferece uma experiência de usuário incomparável, com recursos de personalização e integração com ERP.
2. Defina as funcionalidades
Liste as funcionalidades essenciais para seus lojistas, como:
Pedidos self-service: Permitir que os lojistas façam pedidos e acompanhem o status pelo ecommerce b2b.
Acesso a informações financeiras: Disponibilize boletos, notas fiscais e comprovantes de pagamento.
Histórico de pedidos: Permita visualizar, editar e refazer pedidos anteriores.
FAQ: Sabe aquelas dúvidas que o seu time de vendedores estão cansados de responder? Já deixe elas respondidas no FAQ.
Abertura de chamados: Na área do lojista deve existir um local onde ele possa criar solicitações, seja de garantia, reclamações, sugestões, ordens de serviço ou qualquer outro tipo de chamado.
Marketing B2B: Ofereça ferramentas para criação de campanhas, cupons de desconto e segmentação de contatos.
Catálogo digital: Deixe com que seus clientes possam visualizar seu catálogo de produtos, com informações detalhadas e ficha técnica.
3. Personalize a jornada de compra
Utilize o construtor de portais da plataforma para personalizar o layout e as configurações conforme as necessidades dos lojistas. A personalização melhora a experiência do usuário e aumenta a eficiência do processo de compra.
Uma coisa que poucas pessoas se preocupam mas é um ponto extremamente importante é a UX/UI da solução que seus clientes irão acessar. UX é o nome que se dá à experiência do usuário na sua plataforma, enquanto UI é a interface que o seu cliente verá. Uma plataforma com design moderno e otimizado faz com que clientes comprem mais da sua empresa.
4. Integrações e composable
Certifique-se de que sua área do lojista se integra bem com outros sistemas utilizados pela sua empresa. Um ambiente composable permite conectar e desconectar diferentes módulos, de outras soluções complementares, conforme necessário, garantindo uma operação fluida.
O mais importante é que a sua área do lojista esteja integrada ao seu ERP, respeitando as negociações realizadas com cada cliente. Isso deixará a experiência do usuário ainda mais completa.
5. Treinamento e suporte
Ofereça treinamento e suporte contínuo para garantir que seus clientes saibam usar a área do lojista. Vídeos tutoriais, webinars e um bom FAQ podem ser extremamente úteis.
6. Feedback e melhorias contínuas
Depois de lançar sua área do lojista, peça feedback dos clientes e esteja pronto para implementar melhorias contínuas. Plataformas como a Zydon oferecem atualizações baseadas em pesquisas constantes com os usuários.
Separamos algumas dicas para realizar um lançamento de loja do cliente nesse Zydoncast:
https://www.youtube.com/live/rZaA4FYIQbk?si=g7pR1-oDNcmYsYl6&t=980
E agora?
Criar uma área do lojista eficiente pode transformar a gestão de seus clientes, simplificando processos e aumentando a transparência e a fidelização. Seguindo os passos acima, você estará preparado para oferecer um portal que seus lojistas vão valorizar. Se precisar de apoio adicional, a Zydon está à disposição para ajudar nessa jornada.
E o melhor, você pode testar gratuitamente a solução da Zydon por 15 dias.
Vamos começar? Criar uma área do lojista pode ser a mudança que sua empresa precisa para aumentar as vendas e melhorar a satisfação do cliente. Boa sorte, e conte conosco para mais dicas e insights!