9 de set. de 2022
5 Motivos para sua indústria investir no ecommerce B2B
O período de 2020 a 2022 foi marcado por uma transformação digital acelerada e pelo grande desenvolvimento do ecommerce B2B. O número de usuários do comércio digital em todo mundo excedeu a marca de 3 bilhões, conforme o relatório do Statista, isso ocorreu principalmente devido a pandemia. Isso afetou diretamente nas vendas de empresas para empresas. De acordo com os dados apresentados pelo McKinsey&Company, a participação do B2B no ecommerce brasileiro cresceu 62% após a o covid-19.
1 - Controle de pedidos e diversidade de pagamento
Empresas que geram um alto faturamento encontram empecilhos no momento de receber a confirmação dos pagamentos e, através de um comércio eletrônico, sua indústria obtém uma maior agilidade, flexibilidade e viabilidade nas negociações, seja com os fornecedores ou com os clientes.
Com a ampliação dos meios de pagamento, é possível escolher qual o método que melhor atende às particularidades de cada negócio.
Em um ERP como o Sankhya, é possível incluir tabelas de preços para seus produtos e canais de venda além da possibilidade de diversas formar de pagamento através do Portal do Cliente, o usuário também consegue guardar os dados ou comprar novamente a partir de um pedido realizado anteriormente.
Todos esses recursos auxiliam na conversão do seu ecommerce.
2 - Centralização do contato com o cliente
Um ecommerce B2B promove uma comunicação otimizada, transparente e direta com os clientes da indústria.
Por meio de canais digitais, é possível corrigir números de pedidos, quantidade de itens de maneira simples e prática, algumas ferramentas já disponibilizam um botão no site que direciona o usuário a um meio de contato com a empresa.
O relacionamento humano sempre vai existir e ser essencial em qualquer modelo de negócio, mas, disponibilizar um canal digital para seu cliente passa mais confiança sobre os valores ofertados.
Isso viabiliza um atendimento ágil e personalizado, o contato com os clientes é feito remotamente, permitindo uma comunicação mais fluida e objetiva.
A consequência desses fatores é a fidelização de um cliente corporativo, elemento fundamental para manter as metas de faturamento da indústria, pois são estes cliente que compram os produtos em larga escala e com certa periodicidade.
Muitas empresas utilizam a estratégia de multicanais de atendimento, onde muitas vezes, o preço ofertado no ecommerce serve como âncora em negociações.
3 - Facilidade nas negociações
No meio digital, as empresas passam a negociar produtos de maneira otimizada, através da plataforma. Isso simplifica o processo de entrada dos pedidos, tornando possível a ampliação da carteira e por consequência, o número de vendas.
A partir do relatório da consultoria Híbrido, em colaboração de grande empresas como: Google e L’Oreal Brasil, é possível concluir que 36,5% das formas de relacionamento entre as empresas, ocorrem através do B2B.
A expectativa é de que as interações de vendas B2B sejam conduzidas principalmente por meio de canais digitais e o valor do ecommerce de empresas para empresas, pule de U$18.400 trilhões (final de 2021) para cerca de U$22.172 trilhões em 2022, conforme dados da Statista.
4 - Campanhas em datas sazonais ou comemorativas
Neste modelo de vendas B2B é possível prever a necessidade de compra do seu cliente, antes mesmo de ser feito o orçamento.
O ecommerce B2B permite a realização de campanhas em datas comemorativas durante o ano comercial, desta maneira, sua indústria poderá prever vendas e faturamentos anuais, e fazer investimentos planejados.
Estas campanhas podem ter diversos objetivos, como: Black Friday, Frete Grátis, Páscoa, Natal, entre outros, fortalecendo o relacionamento com o seu cliente, devido as oportunidades de oferecer descontos e promoções.
5 - Melhor aproveitamento do tempo
Depois que seu ecommerce for criado, não é necessário dedicar muito esforço para gerencia-lo, pois todo o processo de pedidos e pagamentos dos clientes é realizado online
Isso oferece a equipe um maior prazo para definir os produtos que serão vendidos, as ofertas que serão lançadas e permite monitorar o sucesso das vendas, também é mais simples perceber os produtos que mais estão sendo vendidos
A visibilidade do seu produto que é criada por um comércio online permite que sua empresa venda a qualquer hora do dia.