27 de set. de 2022
20 Soluções que todo cliente Sankhya deveria conhecer
O ERP Sankhya é um software de gestão empresarial que automatiza processos em um único sistema, 100% web e mobile. Com o ERP Sankhya, você pode ter acesso a informações sobre o seu negócio em tempo real, otimizar sua gestão comercial, financeira, contábil e de pessoas, e contar com o apoio de uma plataforma inteligente que aprende com o usuário e o conduz nas melhores práticas de gestão.
Mas você sabia que o ERP Sankhya também oferece soluções parceiras integradas que podem potencializar ainda mais o seu negócio? São diversas soluções que abrangem várias áreas, relacionamento B2B, BI, RH, força de vendas, gestão de manutenção , HUB de integração, reembolso de despesas, entre outros.
Sabemos que para manter um bom funcionamento dos processos de um negócio, é necessário o uso de ferramentas que auxiliam e automatizam os mesmos.
Neste artigo, vamos apresentar as 23 soluções parceiras integradas ao ERP Sankhya e mostrar como elas podem ajudar você a resolver os seus desafios e alcançar os seus objetivos. Essas soluções podem ser embarcadas ou integradas ao ERP, acrescentando funcionalidades, dados, telas e/ou análises para a sua empresa.
Confira!
Soluções para relacionamento B2B
Negócios B2B são feitos por empresas que vendem ou prestam serviços a outras empresas, devido as grandes quantidades compradas e as transações serem entre pessoas jurídicas, existe todo um processo antes de consolidar a venda como por exemplo a aprovação, verificação de crédito e de faturamento.
Uma das grandes necessidades que todo cliente Sankhya que vende produtos B2B têm é a de digitalização dos seus canais de venda, oferecendo mais autonomia para seus clientes. Esse canal é conhecido como e-commerce B2B.
Este mercado está em constante crescimento e se faz necessário a participação da sua empresa neste setor se o objetivo for bater de frente com seus concorrentes
O e-commerce B2B movimentou R$2,5 trilhões no ano de 2019. É um dos poucos setores que cresceu durante o caos da pandemia, chegando a marca de U$ 18.400 trilhões em 2021. A previsão para o ano de 2022 é de U$ 22.172 trilhões.
Sabendo disso, além de ser uma obrigação das empresas na atualidade, ter uma loja virtual traz diversas vantagens, como ter uma vitrine de produtos disponível 24 horas por dia, entre vários outros processos que podem ser otimizados.
Melhores soluções para clientes Sankhya que buscam melhorar o seu relacionamento B2B:
1 - Zydon
A zydon é uma plataforma de ecommerce B2B, antes conhecido como PEC (Portal de Empoderamento do Cliente), é uma solução B2B para clientes e o vendedores. Trazendo uma nova experiência para esse relacionamento.
Neste sentido, a solução contém as funcionalidades padrões de uma loja virtual (ecommerce B2B), como carrinho de compras, campanhas, FAQ (perguntas frequentes) e o módulo financeiro, que facilita a consulta de títulos financeiros. Além disso, a Zydon possui um acesso do vendedor, onde ele pode acompanhar como estão os status de cada cliente e realizar pedidos
O grande diferencial do Zydon é na construção da jornada de compras. Cada cliente pode ter uma jornada específica, mostrando produtos, preços e campanhas que façam mais sentido para ele.
Além do ecommerce, o diferencial do Zydon é ter um acesso onde os próprios vendedores podem acompanhar informações do comportamento de compra de cada cliente da sua carteira. Podendo realizar novos pedidos caso necessário.
Essas ferramentas geram mais autonomia para o seu cliente, aumentando a recorrência de compras, e consequentemente, sua equipe comercial poderá dedicar seu tempo em atividades estratégicas, já que muitos dos processos são otimizados com a Zydon.
E o melhor, qualquer cliente Sankhya pode testar o módulo financeiro da Zydon por 15 dias gratuitamente.
2 - Mercos
A Mercos é uma das mais antigas soluções para clientes Sankhya. Sua principal ferramenta é voltada para automação de força de vendas. Contudo, ao longo dos anos ela desenvolveu um ecommerce B2B para automatizar certos relacionamentos com o consumidor final.
Conheça mais sobre a Mercos aqui!
3 - F1 Commerce
A F1 Commerce é uma das mais recentes parcerias do canal Sankhya. A sua entrada no canal foi muito impactante, isso devido a herança de cerca de 40 clientes B2C que utilizavam o módulo legado Lojista Online. A solução de ecommerce da F1 trás diversas funcionalidades que auxiliam no processo de vendas B2B, é uma boa escolha principalmente para empresas que também vendem diretamente para o consumidor final (B2C).
Conheça mais sobre a F1 Commerce aqui!
4 - WMW
Outra ferramenta que atua no canal Sankhya e oferece um portal de relacionamento com os clientes é a WMW, ainda que o seu foco não seja em e-commerce B2B, e sim em força de vendas. A WMW é uma das mais longevas parcerias da Sankhya. A WMW oferece a distribuidoras ou indústrias a possibilidade de acessar o portal para gerenciar compras feitas com vendedores, emitir 2º via de boletos e até mesmo criar novos pedidos, vendo seus produtos, suas novas ofertas e promoções.
Conheça mais sobre o WMW aqui!
Soluções para Forças de Vendas
O mercado é extremamente competitivo em termos de características dos produtos e preços, então é necessário conquistar clientes por outros fatores.
A força de vendas tem a missão de gerenciar e monitorar os relacionamentos e experiências dos parceiros, além das vendas ou cancelamentos dos pedidos, resumidamente tem o objetivo de agregar valor as vendas e conquistar os clientes através de um atendimento de qualidade.
Contudo, é fundamental que a empresa dê autonomia para o cliente buscando facilitar a comunicação, um relacionamento próximo dos compradores é o que gera recorrência de vendas e uma velocidade maior nos momentos de resolução de problemas, como por exemplo, atraso no pagamento.
Melhores soluções para clientes Sankhya que precisam de um Força de vendas:
1 - Vidya Force
Com esta solução o seu time de vendas estará preparado com a mais moderna ferramenta de vendas externas que segue todas as regras de negócios definidas dentro do seu EIP Sankhya. Com o aplicativo o vendedor pode trabalhar online ou offline, pode realizar o check-in no cliente para garantir que a visita foi realizada, consultar o histórico financeiro e de vendas para seus clientes, além de contar com um app intuitivo que simplifica o processo de lançamento dos pedidos de venda. Além disso, a ferramenta conta com o módulo de perfomance do vendedor e o gestor poderá definir uma série de metas para o time de vendas e também acompanhar através dos indicadores quais são os vendedores que estão entregando um melhor desempenho para a empresa, como por exemplo: o vendedor com maior ticket médio de vendas, com a melhor taxa de positivações e rentabilidade, sendo assim a melhor AFV para clientes Sankhya.
Conheça mais sobre o Vidya Force aqui!
2 - Landix
Busca simplificar a gestão de vendas a partir de softwares integrados aos principais ERP's do mercado.
Conheça mais sobre o Landix aqui!
3 - WMW
Esta ferramenta procura facilitar a gestão da equipe comercial da empresa por meio de relatórios de comissões e vendas.
Conheça mais sobre o WMW aqui!
4 - Mercos
Automatiza a emissão dos pedidos, e realiza outros processos relacionados a operação comercial.
Conheça mais sobre a Mercos aqui!
5 - DW Força de vendas
Oferece um conjunto de soluções integradas para a gestão das vendas, e os dados são armazenados mesmo offline.
Builder (No code)
Builders são criadores de sistemas e ferramentas sem a necessidade de programação. As possibilidades são praticamente infinitas e personalizadas de acordo com as regras do negócio.
Sabendo disso, estas soluções dão uma autonomia da gestão de criar fluxos de processos que otimizam e solucionam demandas internas, e a maneira de usar foi desenvolida para simplificar
Esta soluções foram desenvolividadas para serem de simples de usar, essa praticidade gera uma autonomia para a criação de fluxos ou processos otimizados, buscando solucionar as diversas demandas internas de uma empresa.
1 - Mitra
O Mitra é uma empresa de Work OS, a sua especialidade é na criação de Planejamentos Orçamentários complexos. Com o mitra diversos setores e processos das empresas podem ser conectados.
Além disso, o Mitra também funciona como uma poderosa ferramenta de BI onde qualquer colaborador pode criar suas análises com muita facilidade.
Conheça mais sobre o Mitra aqui!
Integradores com Marketplaces
Os integradores são as ferramentas que buscam comunicar fluxos de dados entre dois sistemas distintos, como por exemplo, seu sistema de gestão com seus canais de vendas (Mercado Livre, Vtex, Tray, Magalu, entre outros). Estas ferramentas trazem informações dos pedidos, criam anúncios, além de poupar muito tempo da sua equipe, que antes deveria repassar os pedidos para o sistema de maneira manual.
Por que devo vender em marketplaces?
À medida que o comércio eletrônico continua a crescer globalmente, os marketplaces emergiram como canais de vendas cruciais para empresas de todos os tamanhos. Vender em marketplaces oferece uma série de benefícios, e aqui estão algumas das principais razões pelas quais uma empresa deve considerar essa estratégia: Acesso a uma vasta base de clientes: Marketplaces consolidados, como Amazon, Mercado Livre, Shopee entre outros, atraem milhões de visitantes diariamente. Ao listar produtos nesses marketplaces, os vendedores podem imediatamente acessar um grande número de potenciais compradores. Redução de custos iniciais: Estabelecer uma loja online própria pode exigir um investimento significativo em termos de design, desenvolvimento, hospedagem e promoção. Em contrapartida, os marketplaces oferecem uma infraestrutura pronta, permitindo que as empresas comecem a vender com custos iniciais relativamente baixos. Credibilidade instantânea: Muitos compradores confiam nos marketplaces estabelecidos e sentem-se mais confortáveis fazendo compras através deles, em vez de uma loja online desconhecida. A presença em um marketplace renomado pode agregar uma camada extra de credibilidade ao seu negócio. Simplificação da logística: Alguns marketplaces oferecem serviços de logística, como armazenamento, embalagem e envio, permitindo que as empresas se concentrem apenas na venda de seus produtos. Análises e dados do consumidor: Os marketplaces frequentemente fornecem aos vendedores informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores, tendências de vendas e feedback dos clientes. Estes dados podem ser inestimáveis para refinar estratégias de marketing e otimizar as listagens de produtos. Expansão global facilitada: Para empresas que buscam expandir suas operações internacionalmente, os marketplaces podem oferecer uma entrada mais simples em mercados estrangeiros. Muitos desses marketplaces têm presença global e oferecem suporte para vender em várias regiões e moedas. Pagamentos facilitados: A maioria dos marketplaces tem sistemas de pagamento integrados, eliminando a necessidade para os vendedores de configurar e gerenciar soluções de pagamento próprias. Em resumo, vender em marketplaces pode proporcionar às empresas uma oportunidade valiosa de aumentar sua visibilidade, acessar novos mercados e aproveitar infraestruturas robustas, enquanto minimizam os custos e desafios associados à criação e promoção de uma loja online própria. No entanto, é importante que as empresas também reconheçam e naveguem pelos desafios associados a essas plataformas, como as taxas de comissão e a concorrência intensa.
Melhores soluções para clientes Sankhya que precisam de se conectar aos marketplaces:
1 - 4MiddleWare
É uma solução que tem como o objetivo de realizar a integração de funcionalidades essenciais entre e-commerces e marketplaces do mercado, essa integração facilita as atividades diarias e tomadas de decisões
Conheça mais sobre o 4MiddleWare aqui!
Gestão de manutenção (CMMS)
Indústrias e distribuidoras normalmente têm muitos ativos que precisam ser preservados. Esse processo é feito através do setor de manutenção, executando os planos de manutenções preventivas e manutenções corretivas quando algo sai do esperado.
Esse processo muitas vezes é feito em planilhas, entretanto, a melhor maneira de deixar esse processo estruturado, confiável, certificado pela ISO e mais otimizado é utilizando um módulo nativo do ERP.
Gestão de custos de viagem
Retome o tempo perdido em tarefas burocráticas e repetitivas e adquira controle de verdade sobre os gastos corporativos com uma prestação de contas centralizada em uma única ferramenta, desenhada especialmente para atender as suas demandas e trazer maior segurança jurídica e fiscal para armazenamento de comprovantes e relatórios.
Espresso
O Espresso digitaliza sua gestão de despesas, adiantamentos e reembolsos de ponta a ponta através de uma plataforma que integra ao seu ERP e te devolve confiança, controle e compliance.
Conheça mais sobre o Espresso aqui!
Mensageria (Omnichanel)
Podemos definir que o Omnichannel é uma abordagem de vendas multicanal, que busca fornecer aos clientes uma experiência de compra perfeita, estejam eles comprando através de uma plataforma online (usando desktop ou dispositivos móveis), por telefone, no ambiente offline ou através de qualquer outro canal utilizado pela empresa.
Neppo
A Neppo pode te apoiar para oferecer um atendimento digital inteligente e personalizado, centralizando todos os canais em um só lugar! Com ferramentas flexíveis e completas, desenvolvidas para facilitar a interação da sua empresa com os mais diversos públicos, a Neppo é uma ótima solução para clientes Sankhya. Em 2021 a Neppo foi adquirida pela própria Sankhya.
Conheça mais sobre o Neppo aqui!
CRM (Customer Relationship Manager)
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Em uma definição simples, o CRM é um sistema oferecido por muitas empresas, que permite a gestão inteligente de dados relacionados aos clientes.
Ploomes
Organize sua área comercial e gerencie clientes e oportunidades com um CRM de vendas. O Ploomes é o CRM perfeito para venda complexas. A primeira plataforma que uniu CRM, automação de processos e geração de propostas, pedidos e contratos. Além de ter sido adquirida pela Sankhya em 2022.
Conheça mais sobre o Ploomes aqui!
Soluções para RH
As soluções para o RH são investimentos que trazem benefícios para as empresas em diversos aspectos, como a integração e organização dos dados, a otimização e automação dos processos, a adequação à legislação, o aumento da produtividade, a melhoria da satisfação dos colaboradores e a tomada de decisões mais assertivas. Essas soluções permitem uma gestão estratégica de pessoas, que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Pontotel
Outra adquira pela Sankhya, a Pontotel é uma plataforma de controle de ponto online que oferece soluções para a gestão de pessoas das empresas brasileiras. Ela permite o registro, tratamento e gestão de todas as informações do ponto em um só lugar, facilitando o acesso e a análise dos dados. Ela também otimiza e automatiza os processos do setor, adequa-se à legislação vigente, aumenta a produtividade, melhora a satisfação dos colaboradores e possibilita uma tomada de decisões mais assertiva. A Pontotel é ideal para qualquer modelo de trabalho, seja presencial, externo, home office ou híbrido.
Conheça mais sobre a Pontotel aqui!
2 - Tecfy
Software para admissão digital que permite admitir ou demitir a distância, de forma humanizada, a partir de um processo 100% Digital, com validade jurídica e integrado de forma nativa com ERP Sankhya.
Conheça mais sobre a Tecfy aqui!
Gestão para Agronegócio
Como falamos em um post anterior, a tecnologia favorece o agronegócio, trazendo diversas como redução de custos, permite uma agilidade nos empreendimentos rurais, além de uma gestão integrada de várias propriedades. Você pode conferir algumas vantagens em investir na tecnologia para sua fazenda aqui!
O ERP empregado nesse setor simplifica a tomada de decisão e antecipa as tendências como por exemplo o melhor aproveitamento da terra, propicia informações precisas (como o tempo correto para a irrigação), além de reduzir o custo em vários setores.
Para clientes Sankhya a solução ideal neste segmento é o Zydon Farm, que é uma adaptação do ERP para a gestão do agronegócio.
1 - Gatec
A Gatec é especialista na consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para cana-de-açúcar, grãos, algodão, café e agroindústria pecuária, entre outros.
Conheça mais sobre a gatec aqui!
E-commerce B2C
Várias empresas optam por vender seus produtos diretamente ao consumidor final por um e-commerce. Essa estratégia tem perdido força devido ao grande investimento que os marketplaces possuem, ficando inviável competir pela atenção dos consumidores finais. Entretanto, caso sua empresa possua produtos muito exclusivos ou um branding diferenciado, ela pode ser muito bem sucedida nesse canal.
Caso essa seja a sua situação, nossa recomendação é que você adquire uma plataforma robusta como Vtex ou Tray, tendo uma agência de marketing em paralelo com participação em cima do resultado gerado. Utilizando um integrador para conectá-las ao seu ERP. É assim que várias empresas estão sendo bem sucedidas nesse mercado.
Contudo, caso você esteja procurando por um parceiro Sankhya para já ser o próprio e-commerce B2C, existem algumas opções:
1 - Viadigital
E-commerce focado em B2B, integra produtos, estoque, preço e pedidos com diferentes canais de venda. Sendo assim, oferece diversas formas de entrega, possibilitando o envio através de plataformas de frete integradas com sua loja virtual, também oferece a facilidade de pagamento para o seu cliente, já que buscam conectar a loja aos principais meios de pagamento.
Conheça mais sobre a Viadigital aqui!
2 - Jet commerce
E-commerce focado em B2B, integra produtos, estoque, preço e pedidos com diferentes canais de venda. Sendo assim, oferece diversas formas de entrega, possibilitando o envio através de plataformas de frete integradas com sua loja virtual, também oferece a facilidade de pagamento para o seu cliente, já que buscam conectar a loja aos principais meios de pagamento.