15 de jul. de 2022
Quais as vantagens de um ecommerce B2B no seu negócio
Negócios B2B são feitos por empresas que vendem produtos ou prestam serviços a outras empresas ou pessoas jurídicas. O termo vem do inglês Business-to-Business. São operações que exigem mais tempo. Normalmente, grandes quantidades são vendidas de uma só vez, mas a qualidade, o prazo de entrega e as garantias são mais importantes. Os clientes geralmente são fiéis e fazem pedidos regularmente.
No mercado B2B, o público geralmente é formado por empresas de um nicho específico. É mais direcionado e seletivo. A venda geralmente ocorre com aprovação, verificação de crédito e faturamento. No entanto, cada venda realizada representa um ticket médio alto, o que faz uma grande diferença no resultado final da empresa. O lucro vem das boas vendas no varejo e não do número de operações por mês, que costuma ser bem inferior ao B2C. Existe um padrão de compra, pois as empresas planejam suas compras com quantidade e frequência regulares.
O B2B é a junção de dois modelos de negócio, trata-se de uma das estratégias que mais geram receita para as empresas no mundo online, a previsão é que este modelo continue crescendo e fazendo parte das transações comerciais cada vez mais, melhorando a experiência de compra para o cliente final.
O ecommerce B2B é uma plataforma onde empresas clientes podem realizar pedidos sem precisar de intermediários, diretamente com a empresa fornecedora. Isso permite que os clientes preencham seus carrinhos de compras, concluam o pedido pelo computador, celular ou tablet, tenham condições de pagamento personalizadas e recebam os itens sem precisar estar fisicamente presentes.
Quais as vantagens de ter um ecommerce B2B na sua empresa?
Preços por clientes e crédito
Clientes que tem o hábito de comprar com regularidade e, em grandes volumes, tendem a encontrar valores menores e descontos exclusivos em relação aqueles que não compram sempre ou compram em menores quantidades. Logo, a negociação com aqueles que compram bastante, e com certa frequência, precisa ser mais “agressiva”. Além disso, os melhores compradores podem receber benefícios como crédito e prazo de pagamento para incentivar ainda mais o consumo. Tudo isso é possível de deixar automatizado dentro de um ecommerce, determinando as tabelas de preço e regras de negociação para cada cliente.
Facilidade para compras
Sabemos que em negociações B2B, convencionalmente, o cliente se relaciona com um representante, entretanto, essa pessoa não consegue estar 100% do tempo disponível para seus clientes.Por isso, uma plataforma de vendas que recebe pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, é sua melhor aliada! E como estamos pensando em oferecer facilidade, é essencial que essa plataforma seja responsiva ou disponibilize um aplicativo white-label para a sua empresa, pensando que cada vez mais as pessoas estão comprando pelos seus celulares.
Um ecommerce para empresas B2B é fundamental para garantir mais visibilidade, além de oferecer o melhor controle e gerenciamento das vendas. Pesquisas apontam que apenas 25% dos clientes B2B priorizam preço na hora de realizar uma compra, 27% priorizam a qualidade do produto e 48% priorizam empresas que fornece facilidade e autonomia na compra. Isso pois muitos compradores preferem fazer seus pedidos de noite ou fora do horário comercial.
Inteligência de vendas
Empresas que aderem ao ecommerce B2B relatam um aumento de vendas de 18%. Um fator que justifica esse aumento é o Data Driven Selling, uma tendência que vêm ganhando o mercado. Você já deve estar cansado de ouvir a frase "Data is the new oil". Poisé, mas a realidade é que cada vez mais empresas vêm valorizando tomadas de decisão, campanhas e estratégias embasadas em informações, deixando o achismo de lado. Com um ecommerce, absolutamente todas as ações que o cliente realizar no site podem ser mapeadas e aproveitadas.
Expansão no mercado
Seu processo comercial não precisa ficar limitado apenas à sua cidade ou Estado. Pense em quantos clientes em potencial podem estar interessados nos seus produtos, em outros locais pelo país, ou até mesmo pelo mundo? Quando o processo comercial é feito apenas através de representantes, existe uma limitação física nessa captação de oportunidades. Com um ecommerce fica mais fácil alcançar novos mercados, sendo possível realizar campanhas de marketing ousadas.
Os compradores B2B estão cada vez mais buscando boas oportunidades e, principalmente, empresas que vendem online para concretizar as suas compras. E isso faz, automaticamente, que as perspectivas de quem vende para esse tipo de público sejam excelentes.
Um estudo recente da Forrester Research apontou que: Clientes B2B que compram em ecommerce tendem a ser mais efetivos, presentes e constantes. Ou seja, conforme já dito anteriormente, é tudo do que um negócio precisa para dar certo: Ter bons produtos ou serviços para oferecer e clientes fiéis para comprar.