13 de out. de 2022
Ecommerce na Black Friday, como se preparar?
A Black friday é uma data muito aguardada pelos consumidores e pelas empresas, já que é um excelente momento para aumentar significativamente o número das vendas.
É fundamental que sua loja esteja preparada para receber o grande volume de usuários que a Black Friday gera, isso pode causar preocupações no time que gerencia os canais digitais da empresa.
Esse receio é comum, pois junto com o crescimento das vendas, também surgem problemas operacionais, de segurança, atendimento e até mesmo de desempenho.
A infraestrutura do ERP Sankhya juntamente com uma solução de ecommerce B2B ou um hub que conecte todos os seus marketplaces, preserva seus parceiros de possíveis problemas.
Preparamos este artigo com dicas para garantir que sua empresa esteja preparada para a Black Friday.
Checklist para Black Friday
Preparamos um checklist com os temas mais importantes, que devem estar em processo de correção e validação logo após a leitura deste artigo, pois devem prontas com certa antecedência da Black Friday:
Definição dos preços
Definição das tabelas de frete
Estoque
Promoções
Formulário de cadastro no site, para captação de possíveis clientes
Pesquisa de limites dos marketplaces
Layout da loja virtual
Diversidade nas condições e formas de pagamento
Alinhamento com parceiros
Aplicativo Mobile
Banners para a loja virtual
Melhore o seu relacionamento com o cliente
A alta demanda durante a Black Friday pode repercutir em um também alto número de reclamações e dúvidas dos clientes.
Neste momento é muito importante que a empresa otimize a comunicação para que nenhuma pergunta fique sem resposta, para garantir a venda, sem contar que responder as perguntas dos usuários mostra uma preocupação da empresa com seus parceiros, gerando valor pra marca.
Abra o maior número possível de canais de comunicação e oriente sua equipe para realizar o atendimento da maneira mais rápida possível, seja por meio do Whatsapp, telefone, redes sociais, entre outros.
A disponibilidade do serviço de atendimento é outro ponto que necessita de atenção, pelo menos o atendimento inicial, aquele que direciona o usuário para o setor responsável pela dúvida, e que coleta dos dados necessários para prosseguir com o suporte.
Aplicativo do seu ecommerce
Qualquer e-commerce sério tem a meta de desenvolver um aplicativo, já que a maioria dos acessos no site, vem de celulares.
A praticidade gerada para o seu cliente de poder realizar pedidos e visualizar produtos na palma das mãos é o que vai fazer ele escolher a sua empresa no momento da compra
Além do aplicativo é necessário que o layout do seu site seja responsivo e tenha fluxos validados.
Mobile Commerce para cliente Sankhya!
Verifique os limites de cada marketplace
Se sua empresa utiliza os marketplaces como canais de venda, é essencial que estes estejam conectados com seu ERP por meio de integrações, para a centralização dos dados. É importante lembrar que cada um deles determina limites de.
Disponibilidade de pedidos
Atualização do estoque
Atualização dos preços
Catálogo de produtos
É importante conhecer os limites dos marketplaces, pois a partir disso é possível criar estratégias de vendas específicas para aquele canal de venda.
Conheça o Zydon Link, o mais completo hub de integrações para o Sankhya, ele garante que todos os pedidos, dos principais marketplaces estejam centralizados na infraestrutura do ERP Sankhya, prevenindo seus parceiros de problemas ou confusões no grande fluxo de pedidos.
Ajuste de Estoque do seu ecommerce e dos canais de venda
Para evitar que o estoque esteja vazio na hora que algum cliente for comprar na sua loja virtual, é fundamental que o ajuste de quantidade seja feito pelo menos algumas horas antes do inicio da campanha.
Isso deve ser feito para que todas as informações do site estejam atualizadas e visíveis para todos os clientes.
Alinhamento com parceiros
Nenhuma operação, seja no e-commerce ou por meio de qualquer outro canal, é feita sem parcerias sólidas, para que todos os processos ocorram perfeitamente seus parceiros precisam estar sintonizados com seus objetivos
Qualquer tipo de processo que é realizado com a ajuda de terceiros, seja com fornecedores ou agências, devem estar totalmente alinhados.
Leia e releia o checklist que preparamos para assegurar que todos os temas estejam aprovados, o sucesso da sua Black Friday se resume a um bom planejamento e atenção nas necessidades e vontades do seu cliente
Faça testes antes da Black Friday
Esta dica vale para todos os setores e canais de venda, e em especial para as promoções
Todos as promoções que serão utilizadas na Black Friday, valide os fluxos planejados pelo seu time e as condições promocionais, para que a empresa não saia no prejuízo no final de tudo.
Pense na jornada do seu cliente, desde a tela de login, a vitrine de produtos até o checkout da compra.
Depois de tudo validado e testado, é so esperar a Black Friday chegar e os pedidos cairem!