25 de nov. de 2020
Como um sistema ERP pode aumentar sua performance?
Diminuir tempo de trabalho, custos operacionais e gastos em processos é o sonho de qualquer empresa. É exatamente isso que faz um sistema ERP.
Mas o que é exatamente um sistema ERP?
A resposta para isso passa por uma palavra que todo gestor ama ouvir: automação! Um sistema ERP procura sempre auxiliar e ser um braço direito na gestão empresarial, tornando o trabalho mais fácil e consequentemente potencializando os resultados do seu negócio.
A ideia de um software como esse é integrar os setores, facilitando a visualização como um todo na Gestão Empresarial.
Mas será que é realmente necessário investir em um ERP?
Separamos os principais motivos para confiar em um sistema como esses. Veja:
4 benefícios que um ERP pode trazer para seu negócio
Redução de erros
Como o ERP automatiza vários processos burocráticos, uma das principais vantagens em ter um bom sistema é diminuição do retrabalho. As falhas de comunicação interna, processos errados e tarefas que antes ocupavam boa parte do tempo dos colaboradores não são mais um problema.
Sabemos por exemplo que o setor agrícola é um dos que menos podem sofrer com falhas. Um sistema que auxilia no planejamento das safras até a fase da venda da maneira mais intuitiva de todas é o Farm.
Por ele, você pode mapear todas as áreas plantadas, acompanhar o andamento do processo de colheita, saber exatamente em qual área seus colaboradores estão trabalhando e até fazer a gestão do maquinário.
Redução de custos
Mesmo investindo em um sistema ERP, as melhorias são tantas que você poupa em vários outros quesitos.
Se falamos que um software de Gestão Empresarial reduz erros e otimiza o tempo de trabalho, a produtividade já aumenta consideravelmente.
Em alguns casos, sistemas ERP podem permitir que os gestores organizem as demandas da maneira como preferem, podendo sempre focar na performance e melhoria dos resultados.
Empresas que trabalham com veículos, máquinas e equipamentos em geral que precisam de inspeções periódicas podem ter um maior controle disso tudo, evitando maiores dores de cabeça.
O PCM é um software que organiza as atividades de manutenção, faz a gestão do estoque e ainda gera relatórios customizados.
Segurança da informação
Os dados da sua empresa são valiosos, portanto, escolher um sistema ERP forte é essencial.
Um negócio que está prosperando pode chamar atenção de pessoas mal intencionadas. As informações em um software como esse ficam centralizadas e o monitoramento de atividade suspeita é facilmente identificado.
Maior controle financeiro
Não é segredo para ninguém que a tecnologia pode ser uma grande aliada da empresa, e o setor financeiro também é atingido positivamente por ela.
Ter um maior controle financeiro via sistema ERP significa reduzir os desperdícios com uma visão holística do negócio, possuir projeções futuras, além de conseguir visualizar com maior facilidade todos os dados que precisa gerando relatórios sempre que quiser.
Quais empresas podem ter um sistema ERP?
A resposta pra essa pergunta é simples. Se o sistema ERP é para Gestão, empresas de todos os tamanhos e segmentos podem e devem contar com este auxílio.
Um sistema de ERP pode ser integrado com outros softwares?
SIM! Inclusive, é super comum a integração entre o ERP e os softwares de CLP das máquinas de produção. Nesse caso, o ERP faz a leitura automática da produção diretamente das máquinas no processo produtivo.