26 de abr. de 2023
Como as redes sociais têm impulsionado o varejo online?
A Opinion box e a All in, uniram-se para lançar uma pesquisa sobre como as redes sociais têm impulsionado o varejo online (Social Commerce). Essas informações impactam diretamente pode mudar o dia a dia do empreendedor que vende online.
Neste blogpost, vamos explorar a importância do Instagram, outras redes sociais relevantes. Também vamos entender o crescimento do Live Commerce e o papel do WhatsApp na jornada de compra dos consumidores.
Instagram: A estrela do varejo online
De acordo com a pesquisa, o Instagram tem sido a plataforma mais utilizada para pesquisa de produtos e compras online.
Além disso, a plataforma tem investido em novas funcionalidades. Como é o caso da integração com lojas virtuais e o suporte para pagamentos, facilitando ainda mais o processo de compra para seus usuários.
Outras redes sociais em destaque no Varejo Online
Apesar do Instagram ser o líder no Social Commerce outras redes sociais também têm mostrado relevância nesse mercado.
Como por exemplo, o Facebook Marketplace, tem se consolidado como uma excelente opção para compras de produtos usados ou novos. Já o Pinterest, com seu forte apelo visual, tem sido uma plataforma interessante para a descoberta de novos produtos e tendências.
A ascensão do Live Commerce
O Live Commerce tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais. Essa funcionalidade permite que os consumidores acompanhem transmissões ao vivo de vendedores e influenciadores, tirando dúvidas e fazendo compras em tempo real.
Sem dúvidas, plataformas como o TikTok e o Facebook têm investido nessa tendência, oferecendo uma experiência de compra ainda mais interativa e dinâmica.
O papel do WhatsApp na jornada de compra
No entanto, o WhatsApp tem se destacado como uma ferramenta essencial na jornada de compra. Tanto para a comunicação entre clientes e lojistas, quanto para o envio de ofertas e promoções.
Segundo uma pesquisa da RD Station, o WhatsApp é principal ferramenta de vendas para 86% das empresas brasileiras.
Além disso, a recente integração do WhatsApp Business com catálogos e meios de pagamento, tem facilitado ainda mais a venda de produtos e serviços através do aplicativo.
Destaques da pesquisa: estatísticas relevantes sobre o varejo online
74% dos consumidores usam redes sociais para fazer compras: Este dado reforça o potencial das redes sociais como canal de vendas. Também mostra como os consumidores estão cada vez mais inclinados a usar essas plataformas para adquirir produtos e serviços.
54% dos usuários relatam experiências positivas e negativas: Apesar do crescente sucesso do Social Commerce, é importante destacar que nem todas as experiências são positivas. Os varejistas devem estar atentos às necessidades e expectativas de seus clientes para proporcionar uma experiência de compra satisfatória.
Informações sobre preços lideram pesquisas em redes sociais: A busca por informações sobre preços é um dos principais motivos pelos quais os consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras. Isso indica que os usuários estão em busca de ofertas e promoções, o que pode ser uma excelente oportunidade para o varejo atrair e fidelizar clientes.
Instagram é a rede social mais usada para pesquisa, compras e avaliações: Como mencionado anteriormente, o Instagram tem se destacado no cenário do Social Commerce. Seu apelo visual e funcionalidades voltadas para o comércio têm sido determinantes para essa liderança.
Adeptos ao Live Commerce preferem o canal pelos descontos e detalhes dos produtos: Os consumidores que preferem o Live Commerce o fazem principalmente por conta dos descontos oferecidos. Outro ponto, é pela possibilidade de obter detalhes dos produtos em tempo real. Isso indica que os varejistas devem investir em estratégias que valorizem esses aspectos para atrair e engajar os usuários em suas transmissões ao vivo.
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