30 de set. de 2022
6 dicas de Black Friday para o mercado B2B
Uma das datas comercias mais importantes do ano é a Black Friday.
O dia já se tornou um hábito dos brasileiros e em diversos casos as empresas estedem este período de ofertas e descontos para aumentar ainda mais o número de vendas.
De acordo com a Tendências consultoria, está projetado um crescimento de mais de 2,5% de vendas para o último trimestre deste ano, período em que ocorre a Black Friday.
Nesta mesma pesquisa foi constatado que mais de 50% dos brasileiros pretendem comprar nesta data.
Com este atual cenário, e o crescente mercado de vendas online mundialmente, é esperado uma grande alta das vendas durante o mês de novembro.
Com estas mudanças, o mercado B2B se adaptou e alterou as dinâmicas do modelo de negócios.
O número de pedidos por meio de aplicativos cresceu 250% durante a pandemia, e este número é apenas de empresas do segmento Business to Business.
Durante este período, as empresas adotaram novas opções de vendas, cerca de 96% das empresas participaram deste movimento, de acordo com a Consultoria McKinsey.
Pensando no aumento significativo de vendas B2B online e a chegada da Black Friday, preparamos um artigo com dicas para garantir muitas vendas durante esta data comercial:
7 dicas para garantir suas vendas
1 - Benefícios para clientes recorrentes na Black Friday
Durante este momento comercial é possível oferecer vantagens para clientes que já compraram pelo menos uma vez com a sua empresa.
É uma excelente maneira de aumentar a taxa de fidelização de clientes e o número de contratos.
É necessário oferecer para este tipo de parceiro vantagens diferentes das usadas para atrais novos clientes.
2 - Desenvolva uma estratégia para reativar leads frios no B2B
O momento de Black Friday é o ideal para reaproveitar leads desengajados e fechar negócios com as oportunidades que não fecharam anteriormente.
Isso porque as vantagens e ofertas da Black Friday podem ser o que faltava para o lead fechar o pedido com o seu setor comercial.
O ideal para este tipo de estratégia é utilizar o e-mail marketing.
3 - Descontos e benefícios para a fidelização de clientes
No mundo dos negócios entre empresas é comum que as compras sejam feitas de maneira recorrente.
Esta situação pode ser muito bem explorada em momentos de promoções ou descontos, como a Black Friday, buscado garantir condições especiais para clientes recorrentes
4 - Opções variadas de pagamento e parcelamento nas vendas B2B
Nem todas as estratégas para a Black Friday precisam ser relacionadas a ofertas, descontos ou vantagens.
A empresa pode oferecer diferentes opções de pagamento ou prazos durante estes períodos comerciais.
Como por exemplo, aumentar o número de parcelas sem juros, ou disponibilizar um valor diferente para contratos mais longos.
Um ponto que deve se prestar atenção é se estas vantagens não irão causar problemas operacionais e financeiros para os negócios.
5 - Upgrades, Upsell e Cross sell na Black Friday
Uma outra maneira de aproveitar a Black Friday é gerando o interesse de seus parceiros durante este período, por meio do Upsell e Upgrades, e oferecendo aos antigos e novos clientes possibilidades de upsell.
Upgrades e Upsell: esta estratégia consiste em oferecer apenas durante o período da Black, upgrades ou versões atualizadas das soluções ou produtos contratados previamente, isso claro juntamente com condições de pagamento mais atrativas
Cross sell: está estratégia é usada quando uma empresa oferece produtos e (ou) serviçoes adicionais aos que já foram comprados.
Esta tática pode ser ulitizada após da aquisição de um produto, no caso de clientes que já participam da carteira da empresa, ou até mesmo durante a oferta inicial de venda, por meio de kits de serviços e produtos.
6 - Crie um programa de vantagens para indicação de clientes
As indicações traz os leads mais bem qualificados e confiantes com a empresa, desde o primeiro momento, por conta disso é ideal aproveitar a Black Friday para oferecer vantagens por indicações.
Está tática já se provou eficaz no mercado B2C e quando aplicada no B2B traz resultados bastante interessantes.
Juntamente com este método é importante que a empresa busque realizar um acompanhamento mais longo e próximo dos clientes, mesmo após o período comercial.
Isso com o objetivo de verificar a conversão desta tática, otimizar e criar relacionamentos sólidos de uma maneira que seus clientes se sintam confortáveis e confiantes o suficiente para indicar os serviços ou produtos da sua empresa para um cliente em potencial.